Embral Leilões
Instagram
Twitter
Youtube
Facebook
Linkedin

Baixe nosso app

Google Play
App Store

Girolando

Home > Notícias > Girolando

Hoje vamos falar um pouquinho sobre o  Girolando, sua história, características e produção.

 

O girolando é uma raça genuinamente brasileira, resultante do cruzamento entre o Gir e o Holandês. Responsável por cerca de 80% da produção leiteira do Brasil, é de fácil adaptação a qualquer sistema de produção, pois une rusticidade e produtividade. Como resultado, temos animais perfeitamente adaptados ao clima tropical existente no país.

Desde 1970 muitas pesquisas foram realizadas e ajudaram a desenvolver o gado girolando. Sua criação foi impulsionada pelo fato daquele período ter uma produção de leite muito baixa, comparado aos países mais avançados. Inicialmente, alguns motivos levantados na ocasião foram:

A partir deste ponto, o grande desafio foi fazer com que as raças leiteiras se adaptem às condições tropicais, dominantes no Brasil. Então, a gênese do girolando foi criada, com todas as definições sobre esta raça. Mesmo que, haja variações ele foi formado com de sangue holandês com de Gir.

 

 Características da raça Girolando

Por ser uma raça que se originou no Brasil e devido ao parentesco com a raça Gir, sua adaptabilidade é uma característica marcante e sua rusticidade permite que ele seja criado nos mais variados climas tropicais. A raça desenvolveu uma capacidade de auto regulação do calor corporal, o que permite que se adeque em qualquer ambiente.

Além disso, características como conformação muscular, hábito de pastejo e capacidade ruminal são destaque e concedem a essa raça a possibilidade de se adaptar e ter boa produtividade em todas as estações do ano.

As características fisiológicas e morfológicas das fêmeas da raça Girolando permitem uma produção de leite excelente, característica advinda da genética da Raça Holandesa. A vida produtiva se inicia normalmente entre 24 e 36 meses de idade (idade à 1ª cria), o pico de produção de leite chega até os 10 anos, e produz satisfatoriamente até aos 15 anos.

Pontos como o tamanho das tetas, capacidade de conversão alimentar alta, eficiência reprodutiva, capacidade de suporte de úbere, entre outros, atribuem à raça um desempenho satisfatório. As crias possuem uma ótima velocidade de crescimento, atribuídos à habilidade materna, à herança genética, à rusticidade e à precocidade.  

Já os machos são destinados à reprodução, devido ao alto índice de seleção dos rebanhos e o valor genético agregado desses animais. Porém, animais machos da raça Gir conseguem desempenhar um ótimo resultado para produção de carne, devido a sua adaptabilidade, resistência a doenças, velocidade de ganho de peso e capacidade de aproveitamento de pastagens, sendo facilmente comparado à animais cruzados em mesmo sistema de criação.

Experimentos realizados mostram um ganho médio superior a 1Kg/dia, dando ao Girolando a vantagem de poder ser utilizado para ambas as finalidades.

docilidade do Girolando é um ponto que também deve ser destacado, pois facilita o manejo dos animais.

Produção de leite da raça Girolando

A grande diversidade de clima, manejos e sistema de produção caracterizam o Brasil, e a capacidade de adaptação do Girolando é um ponto positivo diante desse cenário. Dessa maneira, fica claro o porquê da raça ser responsável por 80% do leite produzido no Brasil.

Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), uma pesquisa realizada em 2018 mostrou que a produção média de vacas Girolando no período médio de lactação de 305 dias, foi de 5.041 litros.

Como uma exceção, uma vaca da raça Girolando atingiu 100 mil quilos de produção leiteira em oito lactações. A fêmea Promessa Barbante BAC acumulou 100.618,87 kg de leite em 2592 dias, após última pesagem realizada em novembro de 2019 pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.

Dessa forma, se torna a quinta vaca da raça a produzir mais de 100 mil quilos, somente quatro fêmeas já tinham superado a marca.

Melhoramento genético do girolando

Não podemos deixar de ressaltar a importância do melhoramento genético nos rebanhos leiteiros. Inegavelmente, adotá-lo coloca a atividade em um patamar mais elevado, com altos ganhos em qualidade, desempenho animal, produtividade sem deixar de fora o aumento da lucratividade do produtor rural.

Ainda mais, é impossível ignorá-lo diante da grande exigência de mercado em relação a qualidade do produto e profissionalismo do produtor de leite. O melhoramento genético vem ao encontro não só da sobrevivência da atividade, mas também da evolução dos produtos lácteos.

Quando o assunto é o aumento da produção de leite, diversos fatores são fundamentais para aplicar as boas práticas. Entretanto, podemos destacar o melhoramento genético como um dos principais. Pois, ele é a base para se atingir a  eficiência produtiva. Afinal, não adianta esperar uma boa produção de leite se o animal não tem essa particularidade entre as suas características desejáveis, não é mesmo?

Alcançar bons resultados está atrelado diretamente em aplicar com exatidão o melhoramento genético. Um animal previamente selecionado e comprovadamente superior torna os resultados mais rápidos. Para isso, as técnicas mais utilizadas são:

  • Inseminação artificial;
  • Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF);
  • Transferência de Embrião;
  • Fecundação In Vitro (FIV).

Além de te trazer um bom retorno financeiro com sua criação de gado leiteiro ainda vai agregar valor a sua produção!

Agora imagine se você pudesse inseminar o maior número de animais possíveis em horários pré-determinados e com boas taxas de concepção? Seria ótimo, não é mesmo?

Fonte: MilkPoint

CompartilharCompartilhar

Mais Notícias

Fundos, ações, recebíveis: como investir no agrone...

Imposto sobre Propriedade Rural: veja perguntas e ...

Aplicativo Girolando é lançado durante encontro vi...

Jersey

Girolando

Gir Leiteiro - Você conhece as raças mais indicada...

Gado Holandês

Febre aftosa: Prazo para declarar a vacinação de b...

O que é coronavírus? (COVID-19)

GOLPISTAS USAM SITES DE LEILÃO DE CARROS

RECORD NA MODALIDADE EM LEILÕES ON LINE

Banco do Brasil atende ABRALEITE Abraleite

Fazenda Casa de Leite anuncia que alçará novos voo...

Fazenda de Descalvado recebe prêmio na Espanha por...

***SUCESSO*** LEILÃO MENGE GADO HOLANDÊS

Equipe Embral | Dream Team do Leite

Equipe Embral | Dream Team do Leite

Equipe Embral | Dream Team do Leite

Maior leilão de gado holandês PO já realizado no B...

***SUCESSO*** LEILÃO SITIO CÓRREGO DA PRATA

***SUCESSO*** LEILÃO FENASUL

***SUCESSO*** LEILÃO FAZENDA LAJE

***SUCESSO*** LEILÃO FAZENDA CACHOEIRA | WAGYU JEN

***SUCESSO*** LEILÃO FAZENDA TUCANO

***SUCESSO*** LEILÃO MARAVILHAS DO CERRADO

***SUCESSO*** LEILÃO TRADIÇÃO

****SUCESSO AGROPECUÁRIA BARÃO****

****SUCESSO FAZENDA BARREIRO BRANCO****

Sucesso Leilão OnLine Sitio Meu Ranchinho

***SUCESSO*** LEILÃO FAZENDA AGRINDUS

***SUCESSO*** LEILÃO TERRA DO JERSEY

***SUCESSO*** LEILÃO FAZENDA Santa Tereza

Gir e Girolando Bey | Fazenda Lapa Vermelha | Suce...

Grupo FIORE | Grande Sucesso !!

2 Leilões com 100% vendas | Liquidez Total

Seu rebanho está registrado?

***SUCESSO*** LEILÃO SRC FARMS

Dia Internacional da Mulher

BAIXE O APP DA EMBRAL | NOVO APP

Homenagem ao Saudoso Sr Waldir Junqueira de Andrad...

Reconhecimento | Momento Embral

Reconhecimento | Momento Embral

Reconhecimento | Momento Embral

Leilão Flor da India | Sucesso Absoluto

Leilão Majuar | Sucesos Absoluto

Lider de Mercado

Leilão Virtual | Terra Viva e Embral TV | Sábado 1...

Resultado do 1º Leilão Tradição Indubrasil

Leilão Faz Lajinha com 100% venda

Tradição da Família Junqueira

Gostou da notícia?



close

Atualizamos nossa política de cookies

Utilizamos cookies para que o site possa funcionar, para melhorar a sua navegação, personalizar conteúdo apresentado a Você, bem como para obter informações estatísticas sobre o uso do site.

Saiba mais no Termo de Privacidade.