Raça Jersey sua história desde a origem

Home > Notícias > Raça Jersey sua história desde a origem

Você conhece as raças mais indicadas para produção de leite?

Hoje vamos falar um pouquinho sobre a raça Jersey.


A ORIGEM DA RAÇA JERSEY


A raça Jersey é originária da Ilha Jersey, localizada no Canal da Mancha na Inglaterra. A raça Jersey desenvolveu-se a partir do ano 1.100, adaptada às necessidades dos habitantes da ilha e à limitada produção de forrageiras devido a ocupação de parte dos campos com outros cultivos essenciais à alimentação do povo. A sua discutida origem pode ter sido a partir da raça Bretona ou da Normanda. Alguns autores a citam como originária de raças germânicas. Informações mais remotas, porém, indicam que a raça Jersey se formou por cruzamento do pequeno gado negro da Bretanha com os grandes bovinos vermelhos da Normandie. Mediante rigorosa seleção, fixou-se um tipo uniforme com as atuais características, tornando-a a raça que mais manteve seu estado de pureza.


Em 1763, foram decretadas leis que proibiam a entrada na Ilha de Jersey de qualquer animal vivo que pudesse transmitir doenças aos seus bovinos.


Numa ilha como a de Jersey, que tem cerca de 17.500m de comprimento por 14.500 de largura, e que devido à sua pequena área provavelmente nunca comportou mais do que 10.000 cabeças, não foi difícil atingir as metas de seleção.


CURIOSIDADE: durante a ocupação nazista (entre junho de 1940 e maio de 1945) que os criadores da ilha foram obrigados a utilizar critérios severíssimos para a seleção. As tropas de ocupação, sempre que podiam, importavam carne bovina da Alemanha e da França, também ocupada, porém, nos últimos seis meses de ocupação, cerca de quarenta cabeças eram abatidas por semana. Os criadores, diante de tal circunstância, resolveram agir do seguinte modo: se tivesse chegado a vez do criador “A” ceder, por exemplo, cinco animais para os nazistas e este criador tivesse apenas animais excepcionais, e um criador “B” tivesse cinco animais de inferior qualidade, o criador “B” teria seus animais abatidos e o criador “A” cederia os seus para o “B”.


Até hoje, os animais que vão competir em exposições fora da ilha, lá são vendidos, por não poderem retornar à origem. Estas leis sacramentam a pureza da Raça.


O ano de 1850 marca a primeira exportação oficial da ilha de Jersey para os Estados Unidos, ano em que fizeram os primeiros registros de Jersey naquele país. Há registros, no entanto, que indicam que a chegada dos primeiros exemplares da raça Jersey aos Estados Unidos da América tenha ocorrido em 1815. Começou então a expansão do gado Jersey no mundo.


Em 1860, numa demonstração clara da preocupação dos criadores com a qualidade do leite passou-se a realizar, durante as exposições de gado, testes que utilizavam lactômetros para medir a consistência do leite. Em 1866, no mês de março, ocorreu o mais importante evento em toda a história do Jersey que foi a criação do Jersey Herd Book, passou-se a incrementar a seleção da raça em termos da rusticidade, precocidade, prolificidade, facilidade de parição, longevidade e produção leiteira e manteigueira.


A raça Jersey, devido às suas características, teve fácil expansão no mundo. Nos Estados Unidos obteve sucesso quando o leite passou a ser melhor remunerado pela porcentagem de gordura, minerais e proteínas nele contidas.


GADO JERSEY NO BRASIL: O primeiro lote veio em 1896 da Granja de Windsor, pertencente à rainha Vitória da Inglaterra. De lá saíram os tourinhos que passaram a ser usados em cruzamentos com as vacas crioulas de diversas regiões gaúchas, formando o grande rebanho de vacas puras e mestiças por cruzamento, hoje existentes por todo o Brasil.


A raça Jersey está, há mais de 100 anos, fazendo história e sucesso no Brasil, os trabalhos pelo melhoramento genético, a procura de alternativas de manejo, e as políticas de fomento, foram corresponsáveis, aliadas as qualidades da raça, pela implantação definitiva da Jersey no Brasil e pelo padrão dos animais aqui encontrados.


A VACA JERSEY

Das raças leiteiras, a vaca Jersey é a mais dócil, a mais rústica, a de menor tamanho, a que melhor se reproduz, a mais longeva, a mais produtiva, portanto. A mansidão da vaca Jersey permite seu manejo até por crianças. Em muitas fazendas familiares de criação de Jersey, o trato dos animais fica a cargo das mulheres e seus filhos. Sua rusticidade viabiliza que sejam criadas em diversos climas e topografias, consumindo alimentos variados e resistindo bravamente a doenças.


Embora pequena – o peso de uma Jersey adulta varia de 350 a 450 kg – é capaz de produzir de 12 a 15 kg de leite por dia, em condições de trato razoáveis. Vacas Jersey de linhagens superiores e convenientemente alimentadas podem chegar a produzir mais de 25 kg de leite diariamente. O leite Jersey diferencia-se dos demais por apresentar melhor sabor e maiores percentuais de proteína e de sólidos, o que o torna especialmente nutritivo e preferido por fábricas de derivados de leite, por propiciar melhores resultados na produção de manteiga, iogurtes, sorvetes etc.


As fêmeas Jersey caracterizam-se por possuir um aparelho reprodutor muito precoce, isto é, tornam-se aptas a dar crias ainda muito jovens. Novilhas pesando em torno de 230 a 250 kg podem ser cobertas ou inseminadas artificialmente.


Estes pesos, com um bom manejo, são alcançáveis de 14 a 16 meses de idade. Assim, aos dois anos nasce o primeiro bezerro e, a partir de então, graças ao seu excelente desempenho reprodutivo, a vaca Jersey fornece ao seu proprietário uma cria a cada ano. No estado de New Jersey, nos Estados Unidos, uma vaca da raça Jersey produziu, aos dois anos, 7.936 kg de leite na sua primeira lactação e nas seis lactações seguintes produziu mais de 9.072 kg em cada uma delas.


Costuma-se dizer que a vaca Jersey é longeva. Isto significa que ela vive por muito tempo, produzindo muitas crias e leite. Sua longevidade fica ainda mais acentuada particularmente quando se compara a raça Jersey com outras raças leiteiras existentes no Brasil. Há diversos registros de fêmeas Jersey em lactação e prenhas com mais de 20 anos de idade. Em Ohio, Estados Unidos, a vaca Basil Lucy Minnie Pansy produziu, durante toda sua vida de mais de 21 anos, 127 toneladas de leite e 6 toneladas de gordura.


LEITE MAIS RENTAVEL


Produz leite da mais alta qualidade para o consumo humano.

Seu leite tem mais conteúdo de sólidos totais e é mais nutritivo.

O leite Jersey, contém mais gordura, mais proteína e mais cálcio que o leite comum.

Seu leite reúne os requisitos atuais de qualidade e eficiência, sendo valorizado pelos empresários das Industrias Lácteas.

 

DIFERENÇA RACIAL

 

Devido a seu menor tamanho corporal, se pode aumentar a carga animal por hectare.

São animais que se alimentam a um custo menor.

Produzem mais sólidos totais por hectare.

O Jersey é mais eficiente em conversão de alimentos.

Necessitam menos energia dos alimentos para seu sustento corporal.

Devido a seu menor tamanho e peso, apresentam menos problemas de pés e pernas, causando menos desgaste nas pastagens e instalações.

São animais mais dóceis.

São mais longevos, aumentando sua vida reprodutiva e gerando mais benefícios.

 

COMPORTAMENTO REPRODUTIVO

 

São mais precoces, acelerando seu ingresso para vida produtiva.

Tem grande facilidade de parto, muito importante em novilhas, e muito poucas distocias,

Economizando tempo de funcionários e custos veterinários.

Mostram maiores porcentagens de concepção no primeiro serviço.

Apresentam menor tempo de intervalo entre parto, e a Jersey retorna ao cio rapidamente.

 

 

ADAPTAÇÃO

 

Adaptam-se a qualquer tipo de sistema:

Estabulado ou a pasto, não importando o tipo de alimentação; rebanhos grandes ou pequenos convivem com outras raças sem problemas.

Adaptam-se a qualquer tipo de clima

Frio (Rio Grande do Sul, Santa Catarina)

Tropical (Ceará Rio Grande do Norte, Goiás)

A Raça Jersey é mais tolerante ao calor que as outras raças.

Se adapta bem a qualquer altura, não existindo barreiras geográficas.

Através do cruzamento se podem obter estas vantagens sobre um rebanho leiteiro de outra raça.

 

Tem grande facilidade de parto, muito importante em novilhas, e muito poucas distocias,

Economizando tempo de funcionários e custos veterinários.

Mostram maiores porcentagens de concepção no primeiro serviço.

Apresentam menor tempo de intervalo entre parto, e a Jersey retorna ao cio rapidamente


ADAPTAÇÃO DA RAÇA JERSEY


Adaptam-se a qualquer tipo de sistema:

Estabulado ou a pasto, não importando o tipo de alimentação; rebanhos grandes ou pequenos convivem com outras raças sem problemas.

Adaptam-se a qualquer tipo de clima

Frio (Rio Grande do Sul, Santa Catarina)

Tropical (Ceará Rio Grande do Norte, Goiás)

A Raça Jersey é mais tolerante ao calor que as outras raças.

Se adapta bem a qualquer altura, não existindo barreiras geográficas.

 

Através do cruzamento se podem obter estas vantagens sobre um rebanho leiteiro de outra raça.


Fonte: ACGJB - Associação dos Criadores de Gado Jersey do Brasil Canal do Leite

CompartilharCompartilhar

Mais Notícias

Vaca obesa: por que esse tipo de animal é muito ru...

Trigo é alternativa para complementar nutrição de ...

Qual melhor tipo de confinamento de gado

Quais os impactos do estresse térmico ao gado leit...

Quais as melhores regiões do Brasil para criar gad...

Prós e contras da lactação prolongada em gado leit...

Ração de vacas leiteiras: qual é a formulação idea...

Probiótico aumenta a produção de leite e reduz doe...

PIB cresce 1,6% no 1º trimestre de 2023 impulsiona...

Pecuária de precisão eleva rendimento no setor lei...

O impacto da produção leiteira no brasil pelo mund...

Pecuária brasileira reduz emissão de metano entéri...

Monitoramento do estresse calórico em vacas leitei...

Lactobacilos do leite fermentado são probióticos? ...

Girolando: qual a idade ideal para iniciar a repro...

Lactobacilos do leite fermentado são probióticos? ...

Como evitar a hipotermia do gado?

Como a suplementação mineral pode auxiliar na qual...

Cerca elétrica traz vantagens no manejo do gado

3 dicas para cuidar do gado em época de pouca chuv...

Genética do gado e qualidade do leite tornam Paran...

Custo de produção de leite cai pelo 2º mês consecu...

Doença de casco é a terceira doença mais onerosa d...

Como a Mastite pode afetar a produção de leite no ...

Brasil aumenta mais de 4 vezes a produção leiteira...

Vale a pena piquetear área de soqueira de milho pa...

PIB cresce 1,6% no 1º trimestre de 2023 impulsiona...

Metionina: nutriente chave para produtividade de v...

Gado leiteiro brasileiro emitiu quase 40% menos me...

Doença de casco no gado leiteiro é a terceira que ...

Decisões políticas internacionais e nacionais inte...

Coleira eletrônica por aplicativo auxilia no manej...

Aumento da lucratividade da propriedade leiteira d...

Saiba os motivos que levam ao reajuste no preço do...

RAÇA GIROLANDO TEM QUEDA DE 40% NAS EMISSÕES DE ME...

Gripe aviária se espalha e pode ameaçar agronegóci...

*Reunião de lançamento de nova Câmara de Crédito n...

Exportações de produtos do agronegócio ultrapassam...

Doença silenciosa em bovinos pode levar a outras p...

Saiba os motivos que levam ao reajuste no preço do...

Leite A2A2: saiba por que o alimento está caindo n...

Custo de produção de leite tem alta em janeiro

Água para o gado: confira 9 dicas valiosas para a ...

Como a vaca produz leite em seu organismo?

Agronegócio no Brasil equivale ao PIB da Argentina

Agronegócio brasileiro ganha eficiência com utiliz...

Ações do agronegócio renderam lucros de até 200% d...

Valor Bruto da Produção agropecuária mineira ating...

Vale a pena piquetear área de soqueira de milho pa...

Vacas leiteiras com alta imunidade são mais resist...

Gado leiteiro: trigo é alternativa para complement...

Leite em todos os Cafés/Lanchonetes do Congresso N...

Suplementação da ração do gado leiteiro: benefício...

R$ 1.189 bilhões: valor da produção agropecuária d...

Práticas de bem-estar animal e humano elevam a pec...

PIB da agropecuária pode crescer quase 7%

Fazendas de leite: novo selo de boas práticas é la...

Produção de leite a pasto: modelo oferece aumento ...

Higienização adequada das instalações é essencial ...

Em SP, agropecuária mantém mais de 350 mil emprego...

Dieta balanceada aumenta produção e diminui despes...

Cevada para o gado? Conheça os benefícios do cerea...

CONHEÇA AS 5 DOENÇAS QUE MAIS AMEAÇAM O GADO LEITE...

Como fazer rotação de pasto com gado leiteiro em c...

Com qual raça devo iniciar um plantel de gado leit...

PIB de Minas Gerais cresce 4,2% no acumulado do an...

Agropecuária do futuro é destaque do 2º Fórum Plan...

Governo eleva projeção do Valor Bruto da Produção ...

Governo eleva projeção do Valor Bruto da Produção ...

Ipea prevê alta do PIB Agropecuário de 11,6% em 20...

Milho com sabugo e palma forrageira são boas opçõe...

Leguminosa se destaca na alimentação do gado

Pasto: quais os melhores capins para o gado na reg...

Quanto mais dividir o pasto, mais gado vai caber n...

Entregas de fertilizantes no país devem cair

Produção de milho em alta

Bancada do agro deve se fortalecer em 2023

Importância das cadeias produtivas

Sal mineral para gado

Cocho de sal para gado

Método que auxilia o produtor a monitorar e aument...

Você conhece, as doenças mais comuns na pecuária l...

Métodos de manejo de carrapato bovino

Carrapato bovino

Boa estruturação do rebanho é fundamental para o s...

Entre as riquezas que vêm do agronegócio, o leite ...

Você sabia que alguns fatores do manejo, podem int...

Saiba como identificar, tratar e prevenir a cetose...

Como manter alta produção leiteira no inverno.

Sorgo vira alternativa para alimentar gado leiteir...

Como evitar prejuízos durante secagem do leite em ...

Entenda como a cabotagem pode reduzir custos dos f...

Projeto de lei cria um indicador para medir variaç...

Programa ajuda economizar água na produção leiteir...

Qual o impacto da Guerra no Agronegócio?

Alerta!!! Alteração no calendário de vacinação do...

Como baratear a alimentação do Gado Leiteiro

Gir Leiteiro e sua história no País.

O Manejo nutricional de vacas leiteiras.

A importância da Vacinação do rebanho leiteiro e a...

O crescimento da produtividade das fazendas leitei...

Como prevenir e tratar afecções podais em bovinos

Sustentabilidade no agronegócio Brasileiro

Nutrição para gado de leite

Melhora da taxa de prenhez com monitoramento do ga...

O que é a Mastite Subclínica e como ela impacta na...

Sustentabilidade no agronegócio Brasileiro

Protagonismo do agronegócio

A importância econômica do gado de leite

Fiagro trará recursos para o pequeno e médio inves...

Como investir no agronegócio sem ser dono de fazen...

Agronegócio bate recorde de exportações em 2021.

Nitrogênio Ureico do Leite (NUL): Como essa ferram...

O Agro 4.0 na prática: o campo na era da transform...

Após 2 décadas, Brasil faz exportação experimental...

O Brasil faz o 1º embarque de café carbono neutro

Raça Jersey sua história desde a origem

Girolando a história da raça que mudou a produção ...

Brasil apresentou agronegócio tecnológico e limpo

A retomada dos financiamentos - Em quatro meses, c...

Qual o caminho para o lucro na pecuária, nos próxi...

Plano Safra: como se preparar para alterações no c...

Governo prepara programa de expansão da bacia leit...

Fundos voltados ao agronegócio

Energia solar e o agronegócio

Governo publica MP que facilita a compra de milho ...

Suplemento mineral para bovinos de leite

Seguro rural e a revolução da gestão de risco no c...

Fundos, ações, recebíveis: como investir no agrone...

Imposto sobre Propriedade Rural: veja perguntas e ...

Aplicativo Girolando é lançado durante encontro vi...

Gir Leiteiro - Você conhece as raças mais indicada...

Gado Holandês - Conheça as Raças de Leite do Brasi...

Febre aftosa: Prazo para declarar a vacinação de b...

O que é coronavírus? (COVID-19)

GOLPISTAS USAM SITES DE LEILÃO DE CARROS

RECORD NA MODALIDADE EM LEILÕES ON LINE

Banco do Brasil atende ABRALEITE Abraleite

Fazenda Casa de Leite anuncia que alçará novos voo...

Fazenda de Descalvado recebe prêmio na Espanha por...

***SUCESSO*** LEILÃO MENGE GADO HOLANDÊS

Equipe Embral | Dream Team do Leite

Equipe Embral | Dream Team do Leite

Equipe Embral | Dream Team do Leite

Maior leilão de gado holandês PO já realizado no B...

***SUCESSO*** LEILÃO SITIO CÓRREGO DA PRATA

***SUCESSO*** LEILÃO FENASUL

***SUCESSO*** LEILÃO FAZENDA LAJE

***SUCESSO*** LEILÃO FAZENDA CACHOEIRA | WAGYU JEN

***SUCESSO*** LEILÃO FAZENDA TUCANO

***SUCESSO*** LEILÃO MARAVILHAS DO CERRADO

***SUCESSO*** LEILÃO TRADIÇÃO

****SUCESSO AGROPECUÁRIA BARÃO****

****SUCESSO FAZENDA BARREIRO BRANCO****

Sucesso Leilão OnLine Sitio Meu Ranchinho

***SUCESSO*** LEILÃO FAZENDA AGRINDUS

***SUCESSO*** LEILÃO TERRA DO JERSEY

***SUCESSO*** LEILÃO FAZENDA Santa Tereza

Gir e Girolando Bey | Fazenda Lapa Vermelha | Suce...

Grupo FIORE | Grande Sucesso !!

2 Leilões com 100% vendas | Liquidez Total

Seu rebanho está registrado?

***SUCESSO*** LEILÃO SRC FARMS

Dia Internacional da Mulher

BAIXE O APP DA EMBRAL | NOVO APP

Homenagem ao Saudoso Sr Waldir Junqueira de Andrad...

Reconhecimento | Momento Embral

Reconhecimento | Momento Embral

Reconhecimento | Momento Embral

Leilão Flor da India | Sucesso Absoluto

Leilão Majuar | Sucesos Absoluto

Lider de Mercado

Leilão Virtual | Terra Viva e Embral TV | Sábado 1...

Resultado do 1º Leilão Tradição Indubrasil

Leilão Faz Lajinha com 100% venda

Tradição da Família Junqueira

Gostou da notícia?